Arte Visual

Objetivo

Com o desenvolvimento das oficinas, a professora pretende que a prática de reutilização seja incentivada e levada conseqüentemente a:

  • Diminuição consciente do passivo ambiental;
  • Economia financeira;
  • Inclusão social para comunidades carentes;
  • Estimulação da criatividade humana;
  • Estimulação da coordenação motora dos indivíduos.

"CRIAR É INOVAR".

         Segundo Darwin, a criatividade é a manifestação da força criadora inerente à vida. É um instinto biológico, tão básico como o sexo e a fome, pois é uma reação inerente aos desafios naturais que ajudam na sobrevivência da espécie.

        Criar é dar forma, algo novo e não se refere somente à produção artística, mas também como um agir integrado ao viver, e, se o homem cria, não é apenas porque gosta e sim porque precisa.

        A originalidade é a característica mais ampla de personalidades criadoras, pois engloba diferentes capacidades, como a de produzir idéias raras, resolver problemas de maneiras incomuns, usar objetos e situações de modo não costumeiro, gerando assim novas possibilidades diante de desafios.

        A capacidade de renovação e mudanças, caso seja frustrada, gera repetição, decadência e sentimento de solidão.

        A criatividade traz consigo aspectos revolucionários, para facilitar mudanças e transformações no decorrer da existência.

        Para haver crescimento e desenvolvimento da personalidade criativa coletiva, antes, deve haver o desenvolvimento da criatividade individual, aliada ao conhecimento de técnicas específicas.

        No "artesanato ecológico" podem-se utilizar resíduos que seriam descartados, como por exemplo: garrafas PET, embalagens de materiais de limpeza, revistas velhas, jornais, coadores de café descartáveis, latas, caixas de sapatos, caixas Tetra Pak, serragem, folhas, flores e galhos secos, restos de lã e fio, retalhos de tecidos, entre outros.

        Unindo-se a necessidade de preservação e conservação do meio ambiente à capacidade criativa do ser humano, coloca-se em prática, a aplicação de pelo menos, dois dos três R's: "REDUZIR e REUTILIZAR".

 

Atividades teóricas a serem desenvolvidas

     Levando em consideração a premissa de que só há mudança de hábito, quando há também, mudança de conceito, haverá breve explanação teórica para que os alunos (as) entendam os reais motivos da coleta seletiva.

 

 Atividades práticas a serem desenvolvidas

 

  • Porta - clipes;
  • Porta - lápis;
  • Porta - vaso de parede;
  • Porta - vaso de balcão;
  • Embalagens para presentes;
  • Bandejas;
  • "Portas-treco".